Actividade

Workshops Agrários

#14/16 realizado

WORKSHOP DE CANAIS

O primeiro workshop foi realizado no dia 3 de Março, tendo como foco temático os canais de agricultura  sustentável de última linha por meio do binómio cooperação + competição (Sustainable Last-Mile Agriculture Channels through Coopetition).

Objectivo do Workshop: Todos precisamos de canais e serviços digitais para alcançar os agricultores.
Os agricultores precisam de serviços sustentáveis de última geração que não dependam de
financiamentos externos ao negócio.

O objetivo do workshop foi realizar um plano de ação compartilhado para fortalecer e/ou realizar
redes sustentáveis de agentes. Esse plano deve incluir a identificação e selecção do primeiro grupo de agentes.

Como o valor estratégico de apenas ser alcançado através da respetiva adoção em escala, todos somos obrigados a abordar o paradoxo da competição por meio da colaboração com todos, inclusive os concorrentes naturais.

Foto de um dos momentos do worshop
Foto de um dos momentos do worshop

Apresentação

Neste workshop foi feita a apresentação de uma rede digital que visa melhorar e reduzir os riscos da produção agrícola e vincular produtos aos mercados. Estiveram presentes cerca de 30 especialistas grários, entre nacionais e estrangeiros de distintas empresas e instituições do sector.

  • Informou-se que se pretende formar uma rede sustentável de serviços de dados geográficos inteligentes.
  • Fez-se a apresentação do Kepya, uma plataforma de AgroMercado Digital.

Definição de uma visão compartilhada em uma rede de Agentes de Desenvolvimento do Agronegócio (ADA).

Nesta pré-sessão foi feita uma introdução sobre agentes sustentáveis.

Sessão de Trabalho 1: Definição de uma visão compartilhada sobre os canais de agricultura sustentável de última milha

Nesta sessão foi discutida a visão e os principais factores críticos de sucesso.

Sessão de Trabalho 2: Mapeamento e prontidão das redes de agentes

Esta sessão visou mapear e avaliar a prontidão da rede de acesso sustentável (CAVA: Comercio, Assistência, Valorização e Agrícolas) / Mapear e avaliar a prontidão da rede de acesso sustentável (CAVA: Comercio, Assistência, Valorização e Agrícolas).

Sessão de Trabalho 3: Capacidades compartilhadas para desenvolver, fortalecer e apoiar a rede da ADA e da CAVA e seleção de agentes.

Sessão de Trabalho 4: Plano, defina as actividades e o planeamento

WORKSHOP DE CONHECIMENTO AGRÁRIO

O segundo workshop abordou sobre o Conhecimento Agrário no Huambo e em Angola. Neste foi partilhado e obtido conhecimentos especializados locais em solos, agricultura e recursos hídricos. O workshop, que contou com um participação média de 15 especialistas nacionais e internacionais agrários, foi realizado entre os dias 9 e 12 de Março; tendo a seguinte agenda de apresentações:

Segunda-feira, 9 de março de 2020:

Encontro de especialistas de solo: Prof. Doutor Ginhas Alexandre (FCA-UJES) e Everhard Essen (Empresa Holandesa Aequator).

  • Encontro de especialistas de geoprocessamento e geotecnologias aplicados a agricultura: Dr. Alexander Kaune (Empresa Holandesa Future Water), Isaú Quissindo (LABSIGDER da FCA-UJES) e Antonino Kamutali (FCA-UJES).
  • Questões sobre mapas do solo (geologia, capacidade de armazenamento de água no solo, etc.): Dr. Alexander Kaune (Empresa Holandesa Future Water) e Isaú Quissindo (LABSIGDER da FCA-UJES) .
  • Mapeamento e avaliação da disponibilidade das redes de agentes: MOSAP / IDA / FAO / UNACA / ADRA / DPC / Outros).
  • Perguntas sobre dados geográficos e observações de campo (solos) para avaliar onde plantar e o que plantar.
  • Visita ao LABSIGDER.

Distribuição de especialistas por grupos
Distribuição de especialistas por grupos

Terça-feira, 10 de Março de 2020

Este dia começou com as intervenções introdutórias da Prof. Doutora Virgínia Lacerda (Vice Reitora para Área Científica e Pós Graduação da UJES) e da Prof. Doutora Imaculada Henriques Matias (Decana da FCA-UJES).

Seguidamente, o Dr. Alexander Kaune (Empresa Holandesa Future Water) apresentou o p ropósito e objetivos do workshop.

Seguiu-se então a apresentação sobre Design de Diálogo pelo Eng. Chiteta Capalo (World Vision).
Assim, o debate em pequenos grupos e colectivamente foi feita tendo como foco as experiências locais e as decisões que se tomam antes, durante e após o período de plantação ou sementeira para distintas culturas, com destaque para batata, soja, feijão, milho, arroz e hortícolas.

Grupos trabalhando
Grupos trabalhando

As regras do conhecimento das culturas basearam-se em uma matriz de conhecimento dada aos pequenos grupos, e que visava:

Identificar subgrupos de especialistas locais;

Preenchimento da matriz de conhecimento: decisões antes, durante e após o período de plantação/sementeira, considerando diferentes informações sobre solos, pragas, culturas, práticas de campo, clima etc. A matriz pode ser vista e obtida no link a seguir.  Ver a matriz

Quarta-feira, 11 de Março de 2020

Resumo das sessões anteriores e continuação com base nos objetivos do dia.

Preenchimento da matriz de conhecimento: escolha de duas ou de três culturas relevantes e trabalhar com a mesma metodo logia da batata para preencher a matriz de conhecimento.

Apresentação dos resultados de cada equipe.

Discussão sobre requisitos de informação / dados (por exemplo, com base em políticas, regulamentos), informações / dados usados, informações / dados necessários para apoiar a tomada de decisões para responder às seguintes perguntas: onde plantar, o que plantar, quando irrigar e quanto irrigar.

Acesse o link

Apresentação dos trabalhos de grupos
Apresentação dos trabalhos de grupos

Quinta-feira, 12 de Março de 2020

O último dia foi reservado para visitas a algumas fazendas: Fazenda Vinevala e Filhos e Novaagrolider.

Entre as instituições participantes, destaca-se: Projecto MOSAP, Fundo das Nações Unidas para a Agricultura (FAO), Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), FCA-UJES, LABSIGDER, UNACA, Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA), NOVAGROLIDER, Departamento Provincial do Comercio, LMRI-Investments Africa (Syngenta), SOYADUBO, FertiAngola, ANGOPRI, GEOPRATIO, FERPLUS, Fazenda Vinevala e Filhos, CICCI, UNDP, Ministério do Ambiente e Empresas Holandesas KEPYA, UIZA, KRES / MAVO DIAMI / WVI.

imagem de actividades

    Descrição

  • tipo: outros
  • realização: 03.03.2020 à 12.03.2020
  • parceria: Holanda
  • local: Huambo